Segunda-feira começa em Campos a vacinação em massa após primeira morte por Febre Amarela na região

0

Após a comprovação, através de laudos, da primeira morte por febre amarela na região, em Casimiro de Abreu, a imunização anunciada para todo o estado será antecipada nas regiões Norte, Noroeste, Serrana e dos Lagos, e nos 30 municípios do cinturão de bloqueio. Nessa quinta-feira, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai entregar um milhão de doses para o estado.

Em Campos a vacinação em massa será iniciada na segunda-feira, dia 20, em 11 postos de vacinação. cada um deles disponibilizará inicialmente 500 doses:

Unidade de Saúde de Ururaí, Hospital São José, Centro de Saúde Guarus, UBS Alair Ferreira, UPH de Travessão, CRTCA l e II, UPH de Farol de São Tomé, Secretaria de Saúde, UBS da Penha e UBS do Jóquei, a partir das 8h.

Vítima procurou socorro três vezes

A Secretaria estadual de Saúde do Rio confirmou dois casos, um deles com óbito da vítima. O pedreiro Watila Santos, de Casimiro de Abreu, morreu no Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes. Ele residia na localidade Córrego da Luz em um mesmo terreno em companhia da família de 30 pessoas. Segundo a sua cunhada, ele procurou socorro por três vezes, mas disseram que era sinusite ou virose. Na última vez, vomitando muito, ele foi socorrido pelos bombeiros, mas morreu no hospital.

Mais casos

O Estado do Rio de Janeiro já registra 36 casos suspeitos de febre amarela silvestre. De acordo com o subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, os casos em Casimiro de Abreu, entre eles a morte de um morador da cidade, estão incluídos nesta estatística.

Vacinação em massavacina-febre-amarela1-z

Com a primeira morte confirmada, a Secretaria de Saúde vai antecipar a vacinação para 24 municípios estratégicos: Sumidouro, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Silva Jardim, Rio das Ostras, Cabo Frio, Macaé, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Macuco, Trajano de Moraes, Conceição de Macabu, Tanguá, Araruama e Casimiro de Abreu (que não estavam na área de vacinação de bloqueio nas divisas com MG e ES), além de Campos dos Goytacazes, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, São Fidélis, Cardoso Moreira, Carmo, Cantagalo e Sapucaia (que já estavam entre os 30 municípios com vacinação de bloqueio).

A população residente ou que trabalha em áreas de mata e zonas rurais terá prioridade na vacinação.

Antes tarde do que nunca…

 

NENHUM COMENTÁRIO