Saneamento em Campos é reconhecido como um dos melhores do RJ e do Brasil

0

O Instituto Trata Brasil, juntamente a GO Associados, divulgou o novo Ranking do Saneamento Básico – 100 Maiores Cidades do Brasil, dessa vez com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) – ano base 2017. Os dados são divulgados todo ano pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, que reúne todas informações fornecidas pelas empresas prestadoras dos serviços de água e esgoto dessas cidades.

Entre as três melhores

Campos dos Goytacazes está entre as melhores cidades do Estado do Rio de Janeiro no novo Ranking do Saneamento Básico (2019), do Instituto Trata Brasil, divulgado nesta terça feira (23/07) pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

Niterói, Petrópolis e Campos

As três melhores cidades em saneamento no Rio de Janeiro são, pela ordem, Niterói, Petrópolis e Campos. Nos três municípios, os serviços de água e de esgoto são operados por concessionárias integrantes do Grupo Águas do Brasil.

No mesmo ranking, Campos dos Goytacazes está entre as 40 melhores cidades do Brasil em serviços de saneamento básico, muito acima de várias capitais.

Excelência & abrangência

Para o superintendente de Águas do Paraíba, Juscélio Azevedo, o ranking de saneamento do Instituto Trata Brasil confirma o reconhecimento, dedicação, excelência e abrangência dos serviços de água e de esgoto da concessionária campista.

O engenheiro destaca, paralelamente, que o ranking de 2019 tem como base de dados o ano de 2017, ou seja, não leva em consideração o início das atividades da Estação de Tratamento de Esgoto Esplanada, inaugurada em julho 2018.

Juscélio Azevedo enfatiza, ainda, que o município vai avançar muito mais no cenário nacional de saneamento básico não só em função da computação dos dados de 2018 – com o início de operação da ETE Esplanada – mas também após a inauguração da oitava estação de tratamento de esgoto de Campos, a ETE Lagoa do Vigário, cujas obras estão sendo finalizadas.

“Com os dados e operação dessas duas novas estações de tratamento de esgoto, Campos dos Goytacazes alcançará a universalização do saneamento em nosso município, que é a meta da concessionária Águas do Brasil a ser atingida já no próximo ano”, concluiu.

 

ETE – Chatuba

ETE Esplanada, inaugurada em 2018, que já atende a mais 100 mil pessoas, cujos os dados, ainda nem foram incorporados ao Ranking 2019, cuja base de dados é 2017.

RTR Lagoa do Vigário, que está sendo finalizada, para ser inaugurada este ano, e que vai garantir a universalização do saneamento em Campos

NENHUM COMENTÁRIO