Prefeitura desmente áudio de médico e diz que vai tomar medidas judiciais

0
O médico Jair Araújo e o Procurador José Paes Neto

A prefeitura de Campos, através da Procuradoria Geral do Município, vai tomar medidas judiciais cabíveis contra o médico Jair Araújo questionando informações em áudio que não seriam verdadeiras, relativas ao Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado. De acordo com a procuradoria, a situação não condiz com a realidade.

Em áudio, ele se dirige ao prefeito, alegando que deu alta a uma paciente com câncer, que estaria precisando de uma cirurgia urgente, porque estaria faltando kit transfusional no Hemocentro.

Secretaria de Saúde rebate

A Secretaria de Saúde nega a denúncia e afirma que o Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado não recebeu pedido formal de sangue para paciente internada no Hospital Escola Álvaro Alvim para tratamento cirúrgico de câncer de mama.

– O Hemocentro confirmou que não chegou nenhum pedido formal de urgência. Quando chega um pedido de urgência para cirurgia, o Hemocentro logo envia, explica a secretária de Saúde, Fabiana Catalani.

A secretaria ressalta ainda que, mesmo com estoque reduzido, quando há um pedido de urgência o Hemocentro atende a demanda.

jair-doc-1

O procurador José Paes Neto
O procurador José Paes Neto

Procuradoria promete providências jurídicas

“A Procuradoria Geral do Município vai interpelar o médico a fim de que ele esclareça com base em que fundamentos ele chegou às conclusões apresentadas no áudio, tendo em vista que a secretaria de saúde afirma que as informações não condizem com a realidade”, informa o procurador José Paes Neto.

Como doar

O hemocentro funciona no HFM, diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsável legal.

Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes. O Hemocentro Regional de Campos funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju.

NOTA OFICIAL DA PREFEITURA DE CAMPOS

A verdade dos fatos

A prefeitura de Campos tomará medidas judiciais cabíveis contra o médico Jair Araújo questionando as informações inverídicas, divulgadas em áudio no WhatsApp, relativas ao Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado. De acordo com a Procuradoria, a situação não condiz com a realidade.

No áudio que está circulando em grupos de WhatsApp, ele se dirige ao prefeito, alegando que deu alta à uma paciente com câncer, que estaria precisando de uma cirurgia urgente, porque estaria faltando kit transfusional no Hemocentro.  A Secretaria de Saúde nega a denúncia e afirma que o Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado não recebeu pedido formal de sangue para paciente internada no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) para tratamento cirúrgico de câncer de mama.

A verdade dos fatos é que, em referência à paciente Heloisa Helena de Azevedo, o responsável técnico pela agência transfusional do HEAA, João Tadeu Souto Filho, informou à direção do mesmo hospital que “a unidade não recebeu nenhum pedido referente a solicitação de transfusão ou reserva de sangue para procedimento cirúrgico”. Ou seja, tal informação divulgada por grupos de WhatsApp não é verdadeira.

A Equipe do Somos Online tentou fazer contato com o médico Jair Araújo mas o seu telefone estava fora de área.

NENHUM COMENTÁRIO