Por do sol na enseada da Igreja da Penha e iguarias inusitadas

0

O quiosque da Cooperativa Arte Peixe, instalado em frente a Igreja de NS. Da Penha, está se tornando mais uma atração turística de Atafona. Oferecendo uma linha de iguarias congeladas inusitadas, como linguiças, nuggets, hamburgueres, bolinhos e quibes feitos com pescados e camarão, inteiros ou processados.

Hamburgueres de camarão ou peixe

Além de poder levar para os produtos congelados para consumir em casa, às sexta-feiras, a Arte Peixe vem oferecendo Bobó de Camarão, no fim de tarde, para consumo no local.

A Cooperativa

S

Fundada em 2007 como alternativa de geração de trabalho e renda para esposas e filhas de pescadores da praia de Atafona, litoral de São João da Barra, a Cooperativa Arte Peixe, é fabrica iguarias tendo como matéria-prima o pescado, Além das tradicionais bijuterias de escamas de peixe, tudo 100% natural e sem adição de qualquer conservante.

O objetivo da cooperativa é complementar a renda familiar e promover a inclusão social na região Norte Fluminense. Com apoio da prefeitura municipal, a cooperativa participa anualmente da Feira da Agricultura Familiar, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.

A Arte Peixe foi apontada pelo Ministério da Integração Nacional como uma das melhores do Brasil e surgiu a partir do Programa de Organização Produtiva de Comunidades (Produzir), desenvolvido pelo Ministério com as mulheres de pescadores da praia de Atafona, no litoral de São João da Barra. Em 2007, cerca de vinte mulheres se uniram para fundar a Arte Peixe. Muitas delas já descascavam camarão e “filetavam” peixe, beneficiando o pescado local, mas de forma amadora. A proposta do Produzir era tornar a atividade rentável para esposas e filhas de pescadores.

O programa forneceu a elas, junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Rio de Janeiro (Senar), cursos de corporativismo, de boas práticas, de higiene alimentar, de meio ambiente e de processamento de pescado. Contemplada com um projeto aprovado pelo Edital de Apoio ao Desenvolvimento de Modelos de Inovação Tecnológica Social, da Faperj, a Arte Peixe investiu recursos na compra de maquinários para aumentar a produção e ampliar o número de mulheres cadastradas na cooperativa.

 Que tal aproveitar o passeio da tarde para assistir ao por do so0l na enseada da Igreja da Penha e prestigiar a Arte Peixe?

NENHUM COMENTÁRIO