Myra, namorada de Messer, e a mãe Alcione Oliveira, são presas na Lava Jato

1

A advogada campista Myra de Oliveira Athayde, namorada do doleiro Dario Messer, e a sua mãe Alcione Oliveira foram presas preventivamente nessa nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, por decisão do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal Fluminense no âmbito da Operação Patrón, um desdobramento da Lava Jato,

Myra atuava como braço operacional de Messer

No pedido de prisão preventiva, o juiz Marcelo Bretas diz que Myra está envolvida em quase todas as transações investigadas ligadas a Messer e que ela era o seu braço operacional, retirava dólares dele do Paraguai e trazendo o dinheiro para o Brasil. Segundo Bretas, ela também fazia grandes remessas de valores para os Estados Unidos para uma conta offshore, e tirou identidade paraguaia para melhor se locomover no país, criando uma sociedade Goodhope Consulting LLC em Miami, em janeiro deste ano.

Pombo correio internacional

Os investigadores dizem que durante o período de 14 meses em que Messer esteve foragido, Myra fez diversas viagens internacionais, principalmente para Paraguai, Nova Iorque e Miami. No Paraguai ela encontrava com o doleiro e, segundo aponta o MPF, recebia e transportava o dinheiro oculto, assim como operava para Messer nos outros países que passou a visitar regularmente.

Em uma das mensagens de WhatsApp a que os procuradores tiveram acesso, Myra escreveu:

“Não consigo nem raciocinar tanto dinheiro por minuto kkkkk”.

Raízes campistas

Myra é filha do ex-vereador Carlos Jáder Athayde e da ex-deputada federal, Alcione Athayde, prima de Garotinho, que foi presa em uma investigação da Polícia Civil do Rio de Janeiro sobre fraudes na Saúde, na gestão da ex-governadora Rosinha Garotinho.

Encontro com Messer no Paraguai

As investigações sobre Messer mostram que a mãe e o padrasto de Myra mantinham contato regular com o doleiro, mesmo sabendo da sua condição de foragido. E que chegaram a ir duas vezes a Assunção, em junho e julho deste ano, para levar dinheiro para o namorado da filha.

Alcione Oliveira também foi presa

A mãe de Myra, a ex-deputada Alcione Oliveira também foi alvo da Operação Pátron da Polícia Federal.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Myra, a mãe Alcione Oliveira e o padrastro, Arleir Francisco Bellieny, fazem parte do núcleo que auxiliava com o transporte e recebimento dos recursos financeiros ocultos de Messer.

Segundo os investigadores, extratos e conversas encontradas no telefone de Messer mostram que a mãe e o padrastro de Myra recebiam valores de créditos do doleiro então foragido da Justiça. Os procuradores descrevem áudio em que Alcione Athayde ressalta a necessidade de não deixar os recursos onde estavam no Paraguai.

Em julho, o doleiro foi preso no apartamento da namorada em São Paulo

A prisão de Dario Messer, foragido até julho deste ano, foi fruto das investigações da Polícia Federal das viagens de Myra Oliveira Athayde ao Paraguai, identificou, entre novembro de 2018 e janeiro de 2019, quatro voos de Myra para visitá-lo no país vizinho.

Foram investigadores paraguaios que descobriram a existência da jovem namorada de Darío Messer, o calcanhar de Aquiles que levou o brasileiro a cometer erros que acabaram em sua captura.

O “Doleiro dos Doleiros foi preso no apartamento da advogada campista, em um condomínio de luxo entre a Avenida Paulista e o Parque do Ibirapuera, o Limoge Jardins. O apartamento 102, no décimo andar da torre, estava alugado no nome da mãe de Myra.

Homem Bomba

Messer é acusado de ter lavado uma fortuna de 1.6 bi no Brasil e no Paraguai. De acordo com documentos, ele foi um dos fundadores do Banco Amambay e agora aguardar para ver se, assim como seus filhos, ele se submeterá à figura da delação premiada. Se Messer abrir a boca, deverá complicar a vida de muitos figurões.

Pedidos de prisão preventiva

Alcione Maria Mello de Oliveira Athayde

Antonio Joaquim da Mota

Arleir Francisco Bellieny

Cecy Mendes Goncalves da Mota (mãe)

Dario Messer

Edgar Ceferino Aranda Franco

Felipe Cogorno Alvarez

Horacio Manuel Cartes Jara

Jorge Alberto Ojeda Segovia

José Fermin Valdez Gonzalez

Lucas Lucio Mereles Paredes

Luiz Carlos de Andrade Fonseca

Maria Leticia Bobeda Andrada

Myra de Oliveira Athayde

Najun Azario Flato Turner

Roland Pascal Gerbauld

Roque Fabiano Silveira

1 COMENTÁRIO