Segundo um estudo da British Chiropractic Association (Associação Britânica de Quiropraxia), algumas roupas que você usa podem estar prejudicando a sua postura, causando dores nas costas e prejudicando o seu corpo.
A pesquisa produziu uma lista de cinco itens que devem ser evitados. São esses os vilões:
1) Calça jeans skinny
2) Bolsas grandes e usadas no ombro
3) Casacos com capuz grande
4) Sapatos de salto alto
5) Sapatos abertos na parte de trás
Jeans skinny no topo da lista
O quiroprata Tim Hutchful, um dos responsáveis pela pesquisa, revela que os jeans skinny dificultam o movimento livre do quadril e dos joelhos. Ele avisa que o uso constante de skinny pode levar a problemas mais graves com o passar do tempo. A sua indicação é que se dê prefrência por modelos mais cômodos como o estilo boyfriend, e saias maxi. Pode-se usar calças skinny de vez em quando, mas com moderação e vgarindo os modelos no dia a dia
Em relação às bolsas, sempre muito mais cheias do é preciso, a melhor coisa a fazer é utilizar o bom senso e carregar apenas o indispensável para diminuir o peso. Melhor ainda é, sempre que possível, utilizar mochilas, que dividem a carga entre os dois lados das costas.
Para os capuzes, o ideal é que permitam o movimento completo do pescoço e não causem sobrepeso nos ombros.
Quem não dispensa o salto alto, deve ficar atenta, pois o uso constante pode fazer com que a coluna modifique a sua linha original. Para que se mantenha o equilíbrio, o indicado é variar entre sapatos altos e baixos.
A pesquisa abrangeu 1.062 mulheres e 73% delas declararam sofrer com dor nas costas.
As mulheres também foram questionadas se usavam itens de moda que podem causar dor nas costas. E calças jeans skinny eram o item mais popular, usadas por 48% por cento das entrevistadas, seguidas por casacos com grandes capuzes fofos, saltos altos, e sapatos abertos atrás.
Hutchful disse: “Embora, certamente, não estamos dizendo pararem de usar as suas roupas favoritas totalmente, como a maioria das coisas na vida, a moderação é o melhor e há práticas simples com as quais você pode reduzir o impacto sobre a sua postura e saúde em geral”.