Iluminando a escuridão, da Lapa e de toda Campos…

0
Equipe tirando a Praça da lapa da escuridão

A questão da iluminação pública em Campos é bastante simbólica. Uma metáfora real sobre uma cidade que convivia com milhares de pontos de escuridão e que agora passa a ser iluminada sob uma nova administração, mostrando que as verdades expostas pela luz só assustam a quem utilizava a escuridão para escondê-las.

Força-tarefa da luz

O trabalho de recuperação da iluminação pública está sendo realizado em toda Campos
O trabalho de recuperação da iluminação pública, que está sendo realizado em toda Campos, tirou a Praça da Lapa, vizinha da famosa “casinha” de Rosinha e Garotinho” da escuridão

Apenas na primeira semana do governo Rafael Diniz, a força-tarefa da superintendência de Iluminação Pública executou 638 intervenções em pontos de luz de Campos, cerca de 40% dos trabalhos solicitados, e trabalha firme para sanar todos os problemas relacionados à iluminação no município. São cinco equipes visitando os bairros da cidade para colocar em dia as antigas solicitações da população e atender as novas.

Um trabalho de iluminação bastante útil e revelador foi realizado na Praça da Lapa, vizinha da famosa “casinha” de Rosinha e Garotinho, que andava às escuras há muito tempo, retirando dos moradores locais o prazer de ficar ao ar livre à noite, saboreando o delicioso ventinho nordeste do Rio Paraíba, nas noites quentes de verão que assolam a planície goytacá, com as crianças brincando livremente, aproveitando a quadra de esportes do espaço comunitário.

Ironicamente, essa praça recebeu do ex-prefeito Zezé Barbosa, avô do atual prefeito Rafael Diniz, o nome de Rosa Oliveira, a avó de Garotinho, que escolheu para seu desafeto o avô do prefeito, e viu seu grupo político ser exemplarmente derrotado nas últimas eleições pelo neto.

Mãos à obra

A recuperação da iluminação está sendo árdua e incansável para dar conta do abandono em que se encontrava
A recuperação da iluminação está sendo árdua e incansável para dar conta do abandono em que se encontrava

Iniciando os trabalhos no último dia 9, as equipes da força-tarefa chegaram a executar 106 serviços em um mesmo dia, e os próximos bairros a serem atendidos, nesta segunda semana de trabalho, serão Flamboyant, IPS e Turf Club, e a localidade de Rio Preto e a avenida Alberto Lamego também estão na lista dos próximos a serem atendidos. No Centro, uma equipe atua no período da noite e da madrugada para evitar transtornos ao trânsito e atraso na conclusão do trabalho.

Números mascarados

De acordo com o superintendente de Iluminação Pública, Daniel Duarte, existem mais pendências do que se imaginava. No sistema defasado constavam 1.600 solicitações de pontos de luz, a maioria delas ainda referente ao mês de outubro, novembro e dezembro de 2016, do ex-governo Rosinha, mas este número é ainda maior.

— Estamos em um momento de trabalho intensivo, mas essa atuação será um ato contínuo, mesmo depois que encerrarmos as pendências antigas de atendimentos.

Imaginávamos que em mais 20 dias fecharíamos o cronograma, mas acredito que precisaremos de um pouco mais de tempo para regularizar a situação. Existem reclamações que não estavam cadastradas no sistema, aumentando bastante o número de pendências, relata Daniel.

Por toda a cidade

Uma detalhada logística foi montada para atender da melhor maneira a todos os pontos da cidade e garantir uma iluminação eficiente. Antes das intervenções, uma equipe levanta as necessidades do bairro para poder atender às reclamações antigas, às novas, e a outras possíveis necessidades encontradas no local.

Na semana passada foram atendidos os bairros Canaã, Tapera, Ururaí, Julião Nogueira, Leopoldina, Nova Brasília, Pecuária e Caju. Mas também receberam intervenções os Parques Califórnia, Corrientes, Salo Brand e Aurora, e distritos de Travessão e Tocos também foram atendidos, além das avenidas Arthur Bernardes e Alberto Lamego.

Canais de comunicação

Nota-se no entusiasmo das equipes, que a disposição para mudar a escuridão do quadro encontrado é grande. Para tanto, a superintendência de Iluminação Pública disponibilizou canais diretos para receber as solicitações da população.

Contatos:

A população pode se comunicar com a superintendência de Iluminação pública através dos telefones (22) 98126-0880 (whats App) e (22) 9817-50931, além do e-mail: manutencao.ip@campos.rj.gov.br

NENHUM COMENTÁRIO