Em Campos, idosos de mais de 90 anos sofrem 3h nas filas para vacinação

0

Desrespeito aos cabelos brancos

A vacinação dos idosos de 90 anos ou mais na Uenf que seria motivo de comemoração das famílias tornou-se lamentação. Ela foi marcada por uma enorme fila com tempo de espera de mais de 3h, equipe mal dimensionada, sem banheiros químicos, e idosos passando mal. Descaso e incompetência lastimáveis da Saúde do governo Wladimir Garotinho.

Após reclamações Wladimir Garotinho prorroga vacinação dos idosos acima de 90 anos

Após uma enxurrada de reclamações nas redes sociais, a prefeitura prorrogou até segunda-feira a vacinação contra Covid-19 para idosos com mais de 90 anos, iniciada na quinta-feira sem planejamento adequado, o que levou a enormes filas com até 3h de espera, sem banheiro ou equipes suficientes nos dois postos na modalidade drive-thru disponibilizados, na Uenf, e em Guarus.

Reclamações

— Estou com minha mãe aqui desde as 10h, há duas horas e meia, passando necessidade de banheiro, falta de comida, de água, com esse calor e esperando dentro do carro. Não tem uma ambulância para o caso de algum idoso acabar passando mal. Isso aqui está um absurdo — reclamou Marcos Abreu, de 76 anos, que acompanhou sua mãe, Maria da Penha dos Santos Abreu, de 98.

 — Estou aqui com meu pai e minha mãe, de 97 e 90 anos. Está tudo muito mal organizado, a logística horrível. Uma pessoa perguntou a uma guarda o motivo disso, e ela disse que não estavam preparados para a quantidade de pessoas. Foi falta de preparo. Nós ainda trouxemos água, um biscoitinho, alguma coisa leve, para pelo menos manter. No geral, foi um despreparo. Ainda chega lá na frente e tem que fazer cadastro. Acho que deveria haver uma pessoa passando pelos carros e já cadastrando para acelerar. O mais difícil deveria ter sido a vacina chegar. Chegou a vacina, mas está horrível (o processo de imunização) — lamentou Edvaldo Sebastião Corrêa, de 60 anos.

 Telma da Costa Rangel, de 70 anos, acompanhou a sua mãe, de 90, e também fez reclamações. “Não teve logística aqui. Um único banheiro para homens e mulheres cadeirantes. Os outros banheiros fechados. Água… O tempo, a espera aqui é uma coisa absurda. Não tem uma ambulância aqui na área. Gente de muita idade teve que vir carregada para entrar no colo e não pode nem entrar para fazer um xixi. Isso aqui foi um absurdo. Irresponsabilidade, falta de humanidade, tudo de ruim que se pode imaginar. Se algum idoso passar mal, não tem socorro. Cerca de quatro horas para cada carro chegar lá na frente. Um absurdo do absurdo. Se isso continuar, vai morrer idoso”, enfatizou. “A logística de hoje, não tem como definir de tão ruim. Precisa de mais cabines para atendimento, distribuir por grupos de pessoas. Pior do que isso acho que não existe em lugar nenhum”.

(Reclamações colhidas pelo site Folha 1)

Novo prazo, nos mesmos locais

Diante do escabroso quadro montado por falta de planejamento, descaso e incompetência do governo Wladimir Garotinho, a vacinação contra a Covid-19 para idosos acima de 90 anos foi prorrogada até segunda-feira, prosseguindo através do sistema drive thru, das 9h às 15h, nos mesmos locais: Uenf e Guarus Plaza Shopping.

Governo do Estado garante 2ª dose

Nessa sexta-feira (19), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) deu início a distribuição de mais um lote de 173.500 doses da vacina CoronaVac para os 92 municípios do estado, além de outras 20 mil doses, 10 mil para primeira aplicação e 10 mil para segunda, que estavam armazenadas na Coordenadoria Geral de Armazenamento (CGA), em Niterói, como reserva técnica para casos de reposição.

NENHUM COMENTÁRIO