Rosinha, a mais famosa presidiária campista

0

Notável pela empáfia com que trata os adversários ou não simpatizantes da sua facção política, a ex-governadora do estado, ex-prefeita de Campos e atual presidiária Rosinha Garotinho está sendo obrigada a engolir todo o seu orgulho e dividir com a ex-primeira dama e advogada Adriana Ancelmo, esposa do desafeto Sérgio Cabral, a mesma cela da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, de onde o seu marido Garotinho foi transferido para Bangu 8 após protagonizar a rocambolesca história de uma fantasiosa agressão com um taco de beisebol envernizado que teria deixado seus joelhos ralados e dois dedos do pé machucados. Marcas, no mínimo, estranhas. O certo é que, depois desse histriônico episódio, os notórios presidiários campistas podem até permanecer juntos na “alegria e na tristeza”, mas separados em diferentes presídios.

Empáfia: substantivo feminino: excesso de orgulho; comportamento de quem manifesta superioridade, arrogância ou pretensão; arrogância, insolência ou soberba.

Pão com manteiga e frios importados

A rotina da vida na cadeia, que começa o dia com pão com manteiga e café, foi rapidamente contornada por alimentos não permitidos, de origem ainda desconhecida, descobertos em sua cela por uma vistoria do Ministério Público do Estado do Rio (MP-RJ), exemplo que parece ter sido ironicamente seguido dos adversários da turma de Cabral, também surpreendidos com um luxuoso farnel que incluía bolinhos de bacalhau, castanhas, queijos importados, etc.

Alta gastronomia nas celas com produtos importados
Alta gastronomia nas celas com produtos importados

Duas mulheres e um destino

Por mais uma daquelas ironias do destino, separadas por salões luxuosos, agora Rosinha Garotinho e Adriana Ancelmo estão juntas em uma mesma cela na Cadeia de Benfica

Trajetórias de poder que se encontram na cadeia
Trajetórias de poder que se encontram na cadeia

A ex-prefeita Rosinha Garotinho ingressou no sistema prisional na quarta-feira, após ser presa na famosa “casinha da Lapa”, em Campos, sob a acusação de dividir com o marido Garotinho o topo da hierarquia de uma organização criminosa que arrecadava recursos ilícitos para financiar campanhas eleitorais.

Por outro lado, a advogada Adriana Ancelmo teve caçado o benefício da prisão domiciliar e foi levada de volta ao regime fechado na sexta-feira, por decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Ela já foi condenada em um processo por fazer parte da organização comandada pelo marido, o ex-governador Sérgio Cabral, que desviava recursos do estado.

Rosinha e Adriana, que viveram mais de uma década em mundos diferentes fora da cadeia, afastadas por uma profunda inimizade política dos seus maridos, agora, se encontraram lado a lado na fria cela de uma cadeia, o que pode ser uma boa oportunidade para deixar de lado as mágoas e moldar um companheirismo que ajude a enfrentar as adversidades provenientes das responsabilização por seus atos.

Benfica x Bangu

O espaço, onde antes era o Batalhão Especial Prisional da Polícia Militar, foi transformado na Cadeia Pública José Frederico Marques para presos de triagem, pensão alimentícia, e de nível superior. Antes de ser desativado e, posteriormente, reformado para receber presos da Operação Lava Jato e demais detentos com ensino superior, o presídio era destinado a policiais militares condenados, ou que ainda aguardavam julgamento.

Privada x “Boca do Boi”

Assim como em Bangu 8, as celas do presídio reformado têm 16 m² e, no espaço, há três beliches com capacidade para seis pessoas. No banheiro, mais privacidade: o espaço agora é fechado, tem vaso sanitário e chuveiro com água fria. Em Bangu, apenas uma parede pequena separa a ducha de um dispositivo sanitário conhecido como “Boca do Boi”. Em Benfica, os detentos receberam colchões praticamente novos, usados somente por atletas no período da Olimpíada.

Banheiro de cela em Benfica. Privada é um luxo raro no sistema prisional do estado
Banheiro de cela em Benfica. Privada é um luxo raro no sistema prisional do estado

Conforme descobriu Garotinho no episódio da falsa denúncia de agressão, a unidade prisional de Benfica é monitorada 24 horas por dia através de câmeras instaladas dentro das galerias, portarias, pátio de visitas, banho de sol, entre outros. Ao todo são 53 câmeras, incluindo a que dá acesso à portaria principal.

Perto de casa

A nova residência da ex-prefeita Rosinha fica mais perto do bairro onde mora, na zona sul. A cerca de 20 km do Flamengo. Enquanto o Complexo de Bangu, onde está seu marido Garotinho, fica a 49 km.

Fresca em Benfica, sauna em Bangu

Além disso, a diferença de temperatura entre as duas regiões também oferece mais conforto a Rosinha, já que Bangu, na zona oeste, costuma registrar as temperaturas mais altas do Rio. Os termômetros já chegaram a registrar 43,1ºC em Bangu, enquanto que, em Benfica, a temperatura é mais amena.

Cardápio igual em Benfica e Bangu 8

Almoço e jantar: arroz ou macarrão, feijão, farinha, carne branca ou vermelha (carne, peixe, frango), legumes, salada, sobremesa e refresco.

Café da manhã: pão com manteiga e café com leite.

Lanche da tarde: guaraná e pão com manteiga ou bolo.

NENHUM COMENTÁRIO