GNA Açu abre as portas do emprego formal para centenas de novos profissionais

0

Apenas nestes primeiros quatro meses de 2019, o Programa de Qualificação Profissional da GNA – Gás Natural Açu já formou mais de cem alunos, e cerca de 20 deles já estão trabalhando nas obras da empresa no Porto do Açu.

A previsão é que até o fim do ano, outros 258 alunos, que atualmente estão em sala de aula, se formem em cursos dos segmentos de Construção Civil, Eletricidade, Mecânica, Logística e Metalurgia.  Até agora, foram sete turmas finalizadas.

Além dos cursos profissionalizantes, a GNA iniciou no mês de abril um ciclo de palestras sobre empregabilidade e recolocação profissional destinado aos alunos que se formaram no Programa de Qualificação Profissional da companhia.

Na primeira turma, cerca de 50 ex-alunos dos cursos de Pedreiro de Alvenaria, Soldador e de Movimentação de Cargas receberam orientações e dicas sobre composição de currículos, postura profissional, apresentação pessoal, além de participarem de uma simulação de entrevistas.

A aluna Jossimari Viana, participante do curso de Técnico de Içamento e Mov. De Cargas-Riggers, diz sentir-se mais segura após participar do treinamento: “Excelente curso que a GNA nos proporcionou, melhorou meu aprendizado e me deixou mais segura.

Vicente Habib, Diretor de Sustentabilidade da GNA, acredita que o Programa de Qualificação pode ser um grande diferencial na vida desses alunos. “Temos muita satisfação em realizar esse Programa de Qualificação e contribuir para a capacitação profissional dos moradores da região onde atuamos, para que aproveitem da melhor forma possível as oportunidades de trabalho nos empreendimentos da GNA e em todo o Complexo do Porto do Açu”.

O Programa de Qualificação Profissional da GNA foi lançado em Novembro de 2018, com o objetivo de oferecer suporte e preparar tecnicamente a população local para mercado de trabalho na região. Na ocasião, mais de mil candidatos, incluindo um número representativo de mulheres, demonstraram interesse em ingressar nos onze cursos oferecidos pela GNA, nas áreas de Construção Civil, Eletricidade, Mecânica, Logística e Metalurgia pela Firjan e com apoio da Prefeitura de São João da Barra. Por meio de uma triagem, que avaliou o perfil de cada pessoa em diferentes aspectos considerados necessários para o preenchimento das vagas oferecidas, 407 pessoas foram selecionadas para se matricularem das 520 vagas disponibilizadas.

O interesse do público feminino permitiu a formação de uma turma de soldadoras exclusivamente de mulheres.

Projeto de Tutoria – no início deste ano, a GNA lançou a iniciativa Tutoria em Qualificação, que visa estimular, ainda mais o interesse, e a permanência desses alunos nos cursos do Programa de Qualificação Profissional, além de potencializar as futuras contratações.  O grupo de tutores é formado por colaboradores da GNA e de empresas parceiras, que atuam nas obras. Eles têm o papel de que acompanhar de perto o desempenho dos alunos, esclarecer dúvidas e oferecer todo o suporte como mentores.

Sobre a GNA

A Gás Natural Açu (GNA), resultado de uma parceria entre a Prumo Logística, a BP e a Siemens, está construindo no Porto do Açu (RJ) o maior parque termelétrico a gás natural da América Latina.  O projeto compreende a implantação de duas térmicas movidas a gás natural (GNA I e GNA II) que, em conjunto, alcançarão 3 GW de capacidade instalada, além de um terminal de regaseificação de GNL (Gás Natural Liquefeito), de 21 milhões de metros cúbicos/dia.

Informações/Silvia Knap/ Relações Públicas GNA

NENHUM COMENTÁRIO