Ginástica cerebral mantém o cérebro ágil e forte

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A ginástica cerebral oferece ao cérebro experiências fora da rotina, variadas e com grau de desafio crescente. Essa prática tira o cérebro da zona de conforto e estimula o desenvolvimento de novas redes neurais e a produção de neurotransmissores (endorfina, dopamina, adrenalina, noradrenalina, etc.) que aumentam a qualidade das sinapses (conexão entre os neurônios), ampliando a capacidade de processamento e a reserva cognitiva do cérebro.

Jogar damas, além de ser divertido, fortalece seu cérebro
Jogar damas, além de ser divertido, fortalece seu cérebro

Se as conexões não estão “ligadas” corretamente, os dendritos (prolongamentos ramificados das células nervosas que recebem e processam informações através das sinapses) podem atrofiar. Isso reduz a capacidade do cérebro de incluir novas informações na memória, além de dificultar a recuperação de informações antigas.

Assim como os exercícios físicos ajudam a manter e melhorar a forma física, a ginástica cerebral pode ajudá-lo a melhorar sua capacidade mental. A neurociência comprova a capacidade extraordinária do cérebro de se adaptar e mudar padrões de conexões com o conceito de neuroplasticidade.

Basicamente, a neuroplasticidade, ou plasticidade neuronal, refere-se à capacidade do sistema nervoso de mudar, adaptar-se e moldar-se a nível estrutural e funcional ao longo do desenvolvimento neuronal e quando sujeito a novas experiências.

Ginástica cerebral: como funciona

Os alunos exercitam o cérebro por meio de seis ferramentas: ábaco, exercícios cognitivos, jogos, neuróbicas, dinâmicas e o SUPERA Online.

Os benefícios da ginástica cerebral do SUPERA abrangem todas as idades. Crianças, jovens, adultos e as pessoas da terceira idade potencializam a capacidade cognitiva, melhorando a concentração, o raciocínio lógico, a memória, a criatividade, a autoestima, a perseverança, a coordenação motora e a capacidade de resolver problemas de forma criativa e inovadora.

Você também pode praticar ginástica cerebral em casa.

Descubra os top 10 exercícios de ginástica cerebral:

Ouça uma música e tente identificar os instrumentos do conjunto.

Leia muito!

Jogue dama ou outros jogos que estimulem o raciocínio lógico.

Mude o seu percurso habitual pelos corredores do supermercado.

Faça neuróbica: aieL este otxet ao oirártnoc.

Escreva com a mão não dominante.

Sem olhar, escolha roupas, sapatos e assim por diante, combinando ou contrastando texturas.

Mude a localização de objetos familiares que você normalmente pega sem pensar.

Procure alimentos que possam trazer de volta algumas memórias da infância.

Convide parentes e amigos para trazerem pratos diferentes a fim de fazerem comparações.

(http://metodosupera.com.br/10-exercicios-de-ginastica-cerebral/)

 

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