Domingo na praça, Dona Cotinha mata a fome de pessoas carentes

0

Pessoas recebem, todos os domingos, em três diferentes pontos de Campos, alimentação doada por voluntários do grupo “Quentinhas Dona Cotinha”. São refeições balanceadas feitas por cerca de 15 famílias que distribuem a sua solidariedade embalada em providenciais “quentinhas”.

Ação é um exemplo

Os moradores em situação de rua que recebem as quentinhas do grupo são apenas a “ponta do iceberg” que mostra cerca de 130 mil pessoas que se encontram hoje em vulnerabilidade social em Campos, mais de um terço da população do município, com mais de meio milhão de habitantes. Os dados sobre 47 mil famílias em situação de extrema pobreza, vivendo com até R$ 89,00 por mês, foram divulgados pelo próprio município, no segundo semestre de 2020, já com o agravamento imposto pela pandemia do Coronavírus no final do ano passado.

Ao todo, o grupo Quentinhas Dona Cotinha reúne 15 famílias envolvidas, não apenas no preparo das refeições, mas também na arrecadação dos gêneros alimentícios, através de colaboração entre o grupo e também com doações pelas redes sociais. Outros três membros fazem o recolhimento e a distribuição. O projeto começou com 20 quentinhas e hoje já são cerca de 150 refeições, total contabilizado no último domingo (26), somadas as doações feitas na Praça São Salvador, na praça do Senai e na área do McDonald’s. A iniciativa é espontânea e não tem ligações com política, poder público ou grupos religiosos.

Jovens que colocam as mãos e o coração na “massa”

Entre os organizadores do grupo estão os jovens Estevão Nogueira e Leandro Rangel que, durante a semana, se envolvem em promoções estimulando o voluntariado em torno da causa, como a realização de lives, dentre outras ações visando arrecadar gêneros alimentícios.

Inspiração

O nome “Quentinhas Dona Cotinha” foi inspirado no nome da avó de um dos organizadores, devido a sua fama de boa cozinheira e o envolvimento com causas sociais.

Quem quiser fazer doações para colaborar com o trabalho social do grupo “Quentinhas Dona Cotinha”, basta acessar as páginas do grupo nas redes sociais e realizar os procedimentos indicados.

NENHUM COMENTÁRIO