Comunicação Social de SJB gera imagem negativa da Prefeitura

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Incompetência, falta de profissionalismo e desrespeito

Destoando do bom trabalho que tem sido realizado pela prefeita Carla Machado à frente da Prefeitura Municipal de São João da Barra (PMSJB), a Secretaria de Comunicação, dirigida por Gilwagner Miranda, ou “Gil”, como é mais conhecido, tem mostrado falta de profissionalismo, desrespeito e muita incompetência para atender as demandas da imprensa.

A pasta age com amadorismo tal, que chega ao ponto de negar uma foto solicitada de uma reunião com carnavalescos, que afeta o turismo e a economia do município, e, amadoristicamente, além de não enviar o material solicitado, sugere que um órgão de mídia com jornalistas profissionais copie a foto após ser publicada no site oficial. Este tipo de atitude não condiz com o que se espera de uma Secretaria que deveria ser voltada a divulgar as realizações do Governo.

Descaso e promessas

Desde o primeiro contato com a Comunicação, no final da manhã desta terça-feira (5), para solicitação de fotos da reunião das autoridades municipais do Turismo com carnavalescos, a reportagem de Somos questionou sobre o procedimento para o envio das mesmas. Na oportunidade, foi pedido pela interlocutora, que se identificou como Gabriela, apenas o número do telefone para o envio.

Horas mais tarde, em virtude da demora de mais de três horas para o envio das fotografias, foi feito novo contato com a Comunicação e, desta vez, nova interlocutora, que se identificou como Mônica, indicou novo procedimento para o envio das fotos. Pediu um endereço de e-mail e a reportagem forneceu dois, recebendo a promessa de que “a pessoa responsável iria providenciar o envio em pouco tempo”.

Como até as 16h50 as fotos não foram enviadas, novamente a reportagem ligou para a secretaria e Gabriela atendeu novamente, prometendo que “a pessoa responsável iria enviar as fotos em seguida”. Mas, em vez de encaminhar as fotos, conforme combinado, o retorno ao e-mail afirmava que “Em resposta ao pedido de informação solicitado, encaminhamos o link da matéria publicada em nosso site oficial”, impossibilitando a edição profissional da matéria de interesse público.

Secretario de Comunicação offline

Na manhã seguinte, pouco após o horário de início de funcionamento da Secretaria, a equipe de reportagem, por três vezes seguidas, ainda tentou acionar diretamente o secretário “Gil”, através do número de seu celular, mas o mesmo não atendeu e nem retornou às ligações. Em nova ligação para o ramal da secretaria, Gabriela novamente prometeu enviar as fotos, mas isso não ocorreu.

Desta vez, a própria direção de Somos também tentou entrar diretamente em contato com o secretário, relatando a insatisfação com o ocorrido e ainda solicitando as referidas fotos, no texto que se segue:

“Bom dia “Gil”. Quem fala é Esdras Pereira, do Somos Online. Solicitamos por várias vezes a Gabriela e Mônica, através de um repórter, fotos do encontro com os carnavalescos e recebemos a resposta para copiar do matéria de vcs após ser publicada, depois, que enviariam em meia hora, o que não ocorreu. Acredito que vc esteja alheio a isso, pois o retorno recebido da sua Secretaria de Comunicação não está sendo profissional. Como faço para termos acesso a material de maneira mais respeitosa e profissional? Caso haja real interesse em divulgar fatos relacionados à PMSJB?

Estamos com a matéria pronta desde ontem aguardando um posicionamento. Tentamos falar com vc por telefone, mas, infelizmente, não atende. Meu número é 9xxxxxxxx. Aguardo o seu retorno.”

Mas o retorno não aconteceu a tempo da edição da matéria.

Atenção prefeita!

Certamente a prefeita Carla Machado desconhece o que está acontecendo na pasta da Comunicação, já que ela sempre tratou a imprensa e seus profissionais com grande atenção e muito respeito. Mas, ao saber do que ocorre em uma Secretaria da importância da de Comunicação, certamente ela deverá tomar providências para que seus comandados não criem uma imagem negativa da sua governança.

Resposta da Secretaria de Comunicação de São João da Barra

8 de out. de 2021 16:52
Caro editor,
No momento em que a Somos entrou em contato por telefone com a Secom solicitando as fotos da reunião, a matéria ainda estava sendo produzida. Ou seja, ainda não haviam sido divulgados texto e fotos. Foi então solicitado ao colega da Somos o encaminhamento da demanda para o email da Secom, como é feito por todos os veículos de imprensa. 
Assim que a matéria foi publicada no site da Prefeitura, junto com as fotos da reunião — disponíveis para a imprensa —, o link foi enviado para todos os veículos que solicitaram demanda sobre a pauta, inclusive a Somos. Mesmo assim foi feito novo envio das fotos separadamente para a Somos, como solicitado, logo que disponibilizadas pela equipe de fotografia, já que não tínhamos um deadline solicitado pelo veículo a se cumprir.
A equipe da Secom atende diariamente às demandas de todos os colegas da imprensa com cordialidade, respeito e profissionalismo. Nosso trabalho é pautado pela ética e compromisso com a função que nos é delegada, de informar à sociedade os atos do governo com ética e transparência.

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