Centro da cidade recebe moderno sistema de iluminação

0

Na área central, são 450 pontos em 31 ruas. Também contam com iluminação em LED a Orla I, em Guarus, Avenida Nilo Peçanha, RJ 216 (Campos/Farol) e Avenida Pelinca.

O Centro histórico de Campos já conta com uma moderna iluminação, com a substituição por luminárias em tecnologia LED, que trazem como benefícios maior fluxo luminoso em calçadas e vias, segurança pública, além de economia ao Município. A ação faz parte do projeto “Viva o Centro”. O trabalho de revitalização de iluminação pública é desenvolvido pela Prefeitura de Campos, por meio da Superintendência de Iluminação Pública, e já levou melhorias, também, à Orla I, em Guarus, Avenida Nilo Peçanha, RJ 216 (Campos/Farol) e Avenida Pelinca.

Campos recebe moderno sistema de iluminação

Na área central, são 450 pontos em 31 ruas. O novo sistema vai gerar economia de aproximadamente 60% no consumo de energia, além de melhorar a iluminação das calçadas e vias de pedestres e veículos. Na Orla I, em Guarus, com aproximadamente 2,5 quilômetros de extensão, foram substituídas cerca de 300 luminárias antigas por luminárias de LED. Os próximos pontos a receberem a nova iluminação serão: Avenida José Carlos Pereira Pinto, em Guarus; Cais da Lapa; e Terminal Rodoviário Luiz Carlos Prestes, no Centro.

Segundo o superintendente Daniel Duarte, a tecnologia LED é o que há de mais moderno na atualidade em termos de iluminação pública, onde se consegue eficiência superior à de iluminação convencional, trazendo melhoria no fluxo luminoso e uniformidade da iluminação pública nas vias, além de ter grande durabilidade na sua vida útil, diminuindo os custos de manutenção.

— Seguindo determinação do prefeito Rafael Diniz, estaremos expandindo esse projeto nas principais vias da cidade. Com essa modernização da iluminação pública, a população ganha em mais segurança pública, valorização das vias, dos bairros e do trânsito, além do serviço de excelência — informou Daniel Duarte.

Ainda segundo Daniel Duarte, no último 26, foi realizada uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, para apresentação do Projeto de Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública, sob regime de concessão administrativa, com o objetivo de modernizar, expandir, operar, tornar mais eficiente e realizar a manutenção de toda infraestrutura do Parque de Iluminação Pública do município.

— Com a PPP, que está em fase final para ser licitada, poderemos trocar toda a iluminação do município de Campos por tecnologia LED, 100% do parque será modernizado em curto prazo. Todas as luminárias das ruas, praças, avenidas serão substituídas ao longo de cinco anos, com um investimento previsto de R$ 110 milhões nesses primeiros anos. Além disso, o projeto prevê iluminação artísticas de monumentos históricos, valorizando o turismo e a cidade como um todo — concluiu o superintendente Daniel Duarte.

Por: Thaisa Barreto

NENHUM COMENTÁRIO