Campos tem dois trabalhos premiados em Congresso de Humanismo Solidário

0

O município de Campos esteve muito bem representado no I Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência. Dois trabalhos do Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa) foram selecionados e premiados.

O evento foi realizado nessa quarta e quinta feiras, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), promovido pelo Setor de Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Ministério Universidades Renovadas (RCC), em parceria com o Departamento de Teologia da PUC-Rio.

Resultados

Eleonora Martins e Elizabeth Landim com um dos trabalhos

Os trabalhos de Campos foram o projeto de intervenção social “Clínica Nômade Voz da Rua”, e “As Diferentes Experiências Acadêmicas do Isecensa Diante do Contexto Comunitário: promovendo autonomia e visibilidade social na Comunidade Tamarindo”. Os dois trabalhos são de autoria da vice diretora da instituição Elizabeth Landim, com formação nos bancos escolares do Censa, FDC, PUC, Universidade de Évora, Portugal, e Universidade de Salamanca, Espanha.

O foco

O evento visava refletir sobre a questão da solidariedade dentro do meio acadêmico. O coordenador do Regional Leste 1 da Pastoral Universitária, Rodrigo Félix, destacou que a temática foi abordada através de “trabalhos e pesquisas que com o viés de buscar a solidariedade nas mais diversas áreas do saber. O objetivo foi refletir a profissão à luz dessa cultura solidária, pensando na própria profissão como uma responsabilidade social. Ou seja, de que maneira cada profissão pode ser solidária em sua realidade profissional”, esclareceu.

A proposta

A proposta provocava a reflexão em cada profissão sobre questões como: solidarismo e responsabilidade social das profissões; personalismo, humanismo integral e a ética profissional; sustentabilidade e bem comum; formação curricular: educação para um humanismo solidário; subsidiariedade e tecnologias sociais: critérios e metodologias; diretrizes político-econômicas inspiradas na Doutrina Social Católica; outros temas correlatos ao humanismo solidário.

Com informações da ARQ/RIO Notícias

NENHUM COMENTÁRIO