Campos ganha 8ª Estação de Tratamento de Esgoto e atinge 90% de cobertura

0

Nessa quinta-feira, a concessionária Águas do Paraíba inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto Lagoa do Vigário, a 8ª de Campos, com investimentos de R$ 60 milhões.

O prefeito de Campos Rafael Diniz discursa na inauguração da nova ETE

A ETE Lagoa do Vigário, a mais nova e moderna estação de tratamento de esgoto de Campos, foi inaugurada pelo Prefeito Rafael Diniz, ao lado superintendente da Águas do Paraíba engenheiro Juscélio Azevedo, dando partida remota a ETE Lagoa do Vigário através equipamento digital, mostrando a avançada tecnologia empregada na nova unidade, durante concorrida cerimônia com a presença das principais autoridades do município.

Jaime Filgueras, diretor do Grupo Águas do Brasil, Juscélio Azevedo,m superintendente da Águas do Paraíba, e Rafael Diniz, prefeito de Campos dos Goytacazes

Juscélio Azevedo, Superintende de Águas do Paraíba, Adelfran Lacerda, Assessor de Comunicação de Águas do Paraíba, Silas Almeida , Gerente de Operações de Águas do Brasil, Diogo Câmara, Gerente Comercial de Águas do Paraíba, e Michelle Baeta, Assessora de Marketing do Grupo Águas do Brasil

Recorde no RJ

A ETE Lagoa do Vigário é a 8ª estação de tratamento de esgoto em operação em Campos, um recorde no Estado do Rio de Janeiro. O município chegou a marca de 90% de coleta e tratamento de esgoto para a população urbana. A terceira melhor posição em saneamento em todo o Estado do Rio de Janeiro, ao lado de Niterói (1º lugar) e Petrópolis (2º lugar), os três municípios com serviços de água e de esgoto prestados por empresas do Grupo Águas do Brasil.

Investimento

Desde o início da concessão, em 1999, a empresa Águas do Paraíba já investiu cerca de 400 milhões em Campos. Além das oito estações de tratamento de esgoto, implantou mais de 1.000 quilômetros de redes coletoras e mais de 200 elevatórias, que transportam o esgoto para as ETE.

A Águas do Paraíba tem hoje 46 estações e unidades de tratamento de água em funcionamento em Campos, garantindo água de qualidade, em quantidade, e com flúor, para mais de 98% da população, distribuída em 76 bairros, distritos, localidades e comunidades.

ETE Lagoa do Vigário

Somente na inaugurada ETE Lagoa do Vigário, a empresa investiu mais de R$ 60 milhões, já que, além da unidade de tratamento, implantou mais de 100 quilômetros de novas redes coletoras e dezenas de elevatórias, garantindo esse serviço para mais de 100 mil pessoas incorporadas ao sistema existente.

A Estação de Tratamento de Esgoto Lagoa do Vigário é construída em área de cinco mil metros quadrados, ao lado da ETE Guarus, no Parque Vicente Dias, com a capacidade total de tratar 90 litros de esgotos por segundo.

Tecnologia de ponta

Essa unidade incorpora as mais avançadas tecnologias, equipamentos e instalações do mundo, para o completo tratamento de esgoto, através de sistema aeróbio e anaeróbio, devolvendo à natureza água limpa e livre de impurezas.

Toda essa grande estrutura de água e de esgoto é supervisionado e controlada, em tempo real, através de tecnologia de primeiro mundo na moderna Central de Controle Operacional, com tecnologia digital e monitoramento à distância, instalada na sede da empresa, à Avenida José Alves de Azevedo, 233, no Centro da cidade.

“É assim que a empresa Águas do Paraíba está garantindo mais qualidade de vida e melhor saúde para a população, com melhor preservação do meio ambiente e fazendo de Campos dos Goytacazes  modelo de saneamento para  o Brasil”, destacou o superintendente da empresa, engenheiro Juscélio Azevedo.

NENHUM COMENTÁRIO