Infectologista alerta para uma possível explosão de Covid-19 no município

0

Em entrevista ao programa Folha no Ar, da Folha FM, o médico infectologista Rodrigo Carneiro alertou para uma possível explosão de Covid-19 no município até o fim de abril.

Previsão

Segundo ele, não dá para prever exatamente quanto tempo irá durar, mas que “certamente teremos um aumento importante no número de casos”… “O que se pode afirmar hoje, categoricamente, é que o número de casos vai subir muito até o fim do mês”…

Duração

“Quanto tempo isso vai durar? Não dá para dar certeza, mas certamente não será algo rápido. A gente deve ter esse período de exceção, no mínimo mais um mês, 45 dias”.

Campos está se preparando bem

Ele também diz acreditar “que Campos esteja se preparando bem para enfrentar a crise, com a instalação do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus, no prédio novo da Beneficência Portuguesa, que entrou em atividade em 30 de março. Assim como o hospital estadual de campanha no município, que o Governo do Estado promete entregar no final do mês”.

Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos

Nessa segunda-feira (30) a Prefeitura de Campos iniciou o atendimento no moderno Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos como parte das medidas de enfrentamento ao coronavírus tomadas pelo governo Rafael Diniz.

O CCCC, foi montado pela Prefeitura no prédio do Hospital Beneficência Portuguesa (requisitada administrativamente para este fim). Dois atendimentos já foram realizados na segunda.

192 – Ligue para identificação dos sintomas

Além disso, Desde esta segunda, a população de Campos já conta com o serviço 192 para identificação de suspeita de contaminação por coronavírus. O atendimento telefônico é utilizado pelos campistas em casos de emergência e, agora, também para identificação dos sintomas da Covid-19. O atendimento, feito por profissionais da saúde e avaliados caso a caso por médicos, é a principal forma de identificação da necessidade de encaminhamento para o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus no município.

192 – Antigo conhecido dos campistas o número 192 é a forma mais eficiente de pré-atendimento e identificação de sintomas por coronavírus em Campos. O contato pode ser feito por qualquer pessoa e tem a avaliação médica dos sintomas (tanto para Covid-19 ou outra enfermidade) e de possível necessidade de envio de ambulância.

O 192 está disponível todos os dias da semana, 24 horas por dia e a ligação é gratuita.

Medidas para diminuir impacto

– Estamos nos preparando desde quando foi diagnosticado o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Já capacitamos nossos profissionais que vão estar na linha de frente atendendo e cuidado dos pacientes com suspeita do coronavírus. Esperamos que com todas as medidas restritivas que adotamos nosso impacto seja o menor possível – declarou Rafael Diniz.

NENHUM COMENTÁRIO