Campos está recebendo ampla modernização do seu parque de iluminação pública

0
Avenida Nilo Peçanha se tornou um cartão postal noturno

A Avenida Nilo Peçanha, uma das principais entradas de Campos, ganhou mais luz e vida com a instalação de iluminação a LED. Além de aumentar a beleza e a segurança, a moderna iluminação também irá proporcionar uma economia de 40% em energia elétrica.

O trabalho faz parte de um amplo programa da Prefeitura de Campos de modernização da iluminação pública, colocando em prática um amplo processo substituição de todo o parque de iluminação pública do município por um sistema moderno, eficiente e bem mais econômico, dentro do conceito “Cidades Inteligentes”.

Eficientização

— A intenção é dotar Campos de um moderno parque de iluminação, dentro da proposta do governo Rafael Diniz de dotar o município dos mais avançados princípios de “eficientização” dos serviços. E tudo em parceria com a iniciativa privada, reduzindo ao mínimo possível os gastos de recursos públicos — explicou o secretário Executivo do Comitê Gestor, Thiago Dias.
Trabalho técnico e histórico
De acordo com o superintendente Daniel Duarte, este é um trabalho técnico e histórico determinado pelo prefeito Rafael Diniz que está sendo elaborado e feito desde o início da gestão. A intenção é conseguir investimentos a curto prazo, substituindo todo parque de iluminação pública por luminárias de tecnologia LED, relacionado a um projeto de smart cities, ou seja, todos os pontos de iluminação pública do município (cerca de 54mil pontos) serão modernizados e trocados por LED”, explica.

A Avenida Nilo Peçanha, agora iluminada a LED

Modernização & Segurança

Hoje, os equipamentos existentes no parque de iluminação pública, em grande parte, estão sucateados e ultrapassados, resultando em custos gerais mais altos na manutenção. “As contas de energia de iluminação pública também podem cair no mínimo pela metade. A proposta é modernizar todo o parque, valorizando a cidade, melhorando a iluminação e aumentando a sensação de segurança”, acrescenta o superintendente.
Ainda segundo Daniel, além da troca total das atuais lâmpadas por luminárias de LED, o projeto prevê o monitoramento e operação remota de alguns pontos (telegestão), iluminação decorativa de monumentos públicos, como bustos, estátuas e igrejas e WI-FI grátis ligado à rede em diversos pontos, como praças públicas. “Também prevê a instalação de câmeras de segurança em algumas luminárias da área central. Com isso, esperamos resolver em definitivo esses problemas que há anos afligem o nosso município”, conclui.

Verão iluminado

As antigas lâmpadas metálicas foram substituídas por LED, aumentando a eficiência e a economia

A iluminação do Lagamar em Farol de São Thomé foi modernizada. As antigas lâmpadas metálicas foram substituídas por LED, aumentando a eficiência e a economia, que chegará a 70% no consumo. A orla da praia, o Xexé e a Vila dos Pescadores também já passaram por manutenção para a programação do Sesc Verão Alô Farol 2019 com instalação de postes e luminárias. A sensação de segurança de moradores e veranistas é prioridade para a Superintendência de Iluminação Pública (SIP).

No Lagamar foram instaladas oito luminárias de LED 200W no lugar de 14 lâmpadas metálicas de 400W. O superintendente de Iluminação Pública, Daniel Duarte, ressalta que a alteração traz maior iluminação ao local. “A alteração melhorou a eficiência e fluxo luminoso. Além disso, haverá uma redução de aproximadamente 70% no consumo de energia do local”, comentou.

Na Arena Show, foram instaladas 10 postes de 17 metros, com duas luminárias de LED de 200 whats, cada um.

Praça das Taças

A Praça das Taças, localizada no Parque Alberto Sampaio, no Centro, recebeu o primeiro projeto de Led do governo do prefeito Rafael Diniz, segundo o superintendente de Iluminação Pública, Daniel Duarte. “A equipe da superintendência revitalizou o local com seis luminárias de Led (duas por poste) com maior poder de tecnologia e maior fluxo luminoso.

NENHUM COMENTÁRIO