Avanço do mar em Búzios faz Defesa Civil interditar parte da Praia da Tartaruga

0

Quem não abre mão de visitar a Praia da Tartaruga toda vez que visita Búzios e planejou repetir o programa neste feriadão da Independência, entre este sábado (4), até terça-feira, 7 de Setembro, vai encontrar um cenário nada animador. Durante dois anos o mar vem invadindo aquele cartão postal, mas nesta quinta-feira (2), uma forte ressaca desfigurou a parte direita da grande enseada de águas cristalinas de cerca de um quilômetro da praia, causando muitos estragos, fazendo desaparecer uma grande faixa de areia. Manilhas e canos ilegalmente utilizados pelos quiosques que existiam ali ficaram à mostra nos barrancos recém formados, como provas dos danos causados pela ação humana, agora expostas pela da força da natureza, como se ela retomasse o que sempre foi seu.

Ressaca anunciada

O alerta de ressaca para a região já vinha sendo feito pelos institutos de meteorologia e Marinha do Brasil, mas pouco se pode fazer quando a degradação humana alterou as características do lugar e “a natureza está reivindicando apenas o que é dela”.

Na área, muitos dos quiosques ali instalados, os que eram construídos com alvenaria, após muitos anos tiveram que ser demolidos, em respeito à decisão judicial que sacramentou igual destino a inúmeros outros instalados não só na Região dos Lagos, mas em diferentes pontos do litoral fluminense.

Defesa Civil Municipal interditou trecho

Pouco depois dos estragos causados pelo avanço do mar, a Defesa Civil Municipal interditou o trecho com faixas para evitar algum incidente. A parte invadida fica onde funciona a pousada com restaurante da praia, além de outros restaurantes das proximidades. A Prefeitura de Búzios ainda não anunciou um plano de recuperação para a área, que especialmente nos finais de semana recebe milhares de banhistas, ficando ainda mais concorrida nos feriadões como o deste início de semana.

Prefeitura mantém silêncio

A reportagem de Somos tentou falar com o secretário de Turismo de Búzios, João Carlos dos Anjos, o Dom, para saber que providências estavam sendo tomadas, mas a assessoria não intermediou o contato. Também o Secretário de Serviços Públicos do município, Marcos Valério da Silva Lodeosi, e o subsecretário de Comunicação, Douglas Sant’Anna, não atenderam às ligações.

Desagradável surpresa

Às vésperas de um importante feriado, diante do silêncio oficial, a destruição de parte de uma das mais belas praias de Búzios ficará sendo uma desagradável surpresa para os turistas.

NENHUM COMENTÁRIO