A GNA/Açu está na final Prêmio Faz Diferença, com o seu Programa de Qualificação Profissional

0

A GNA – Gás Natural Açu, joint venture entre a Prumo, BP e Siemens, é uma das finalistas do Prêmio Faz Diferença, na categoria Desenvolvimento do Rio, com o Programa de Qualificação Profissional. A premiação é uma iniciativa do jornal O Globo em parceria com a Firjan e premia as empresas que mais fizeram a diferença em 2019.

O Programa desenvolvido por meio da parceria entre GNA, Firjan/SENAI (Campos dos Goytacazes) e a Prefeitura de São João da Barra fez a diferença na vida de centenas de pessoas da região, por meio da capacitação profissional e da conquista do primeiro emprego com carteira assinada, abrindo novos horizontes para milhares de famílias.

A votação é aberta ao público vai até dia 12/01/2020. Para votar na GNA, clique (aqui).

O Programa de Qualificação da GNA foi criado em 2018 para qualificar os profissionais e garantir o maior número possível de trabalhadores da região na construção do maior parque termelétrico da América Latina, no Porto do Açu, ou em outros projetos do entorno. O resultado do Programa foi um sucesso e 56% dos alunos, que concluíram os cursos foram contratados para trabalhar nos empreendimentos da GNA. Este é apenas o primeiro passo. A GNA planeja para 2020 a segunda fase do programa de qualificação, para atender às obras de sua segunda termelétrica, que iniciará a construção ano que vem.  Esta e outras iniciativas integram o quadro do Plano de Gestão Social e Ambiental da GNA para contribuir com o desenvolvimento social e econômico local.

O Programa de Qualificação da GNA foi criado em 2018 para qualificar os profissionais e garantir o maior número possível de trabalhadores da região na construção do maior parque termelétrico da América Latina, no Porto do Açu

Outro marco importante do Programa foi a procura de mulheres para os cursos na área de construção civil, o que resultou em mais de 20% das inscrições. Com alto número de adesão, a GNA criou uma turma exclusiva de Soldadoras, para que possam servir de inspiração para outras mulheres da região que vislumbram a construção civil como uma opção de trabalho. Todas as alunas da turma foram contratadas para as obras da GNA I. Ao todo, mais de 300 mulheres trabalham no empreendimento, ampliando a diversidade e inclusão de gênero no mercado de trabalho da região. A turma e suas incríveis histórias inspiram a GNA a continuar com suas ações de diversidade e empreendedorismo feminino.

“Foi com muita alegria e orgulho que recebemos a indicação para o Prêmio Faz Diferença. Disputar esse prêmio reforça que estamos no caminho certo. Cada curso do Programa de Qualificação Profissional foi pensando com muito carinho visando capacitar profissionalmente os moradores do entorno do nosso empreendimento. Para muitos moradores, o lançamento do programa representou uma grande oportunidade de mudança de vida”, ressalta da head de RH, Angela Serpa.

Os resultados do Programa de Qualificação Profissional da GNA foram além das contratações e originaram em outras vitórias. Um dos alunos do curso de Eletricista de Força de Controle, Daniel Rangel Rosário, ganhou medalha de ouro na etapa regional e estadual da Olimpíada do Conhecimento de 2019 da Firjan SENAI (na categoria do curso que estava participando). Outro destaque foi reconhecimento do IFC (International Finance Corporation), membro do Banco Mundial e financiadora do projeto da GNA, que classificou o Programa como de “classe mundial”, recomendando que o modelo seja replicado em outros projetos de seu portfólio, ao redor do mundo. Além disso, o programa está aderente a três objetivos dos 17 do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

Objetivo 4 – Educação de qualidade (especificamente 4.3, 4.4 e 4.5)
Objetivo 5 – Igualdade de gênero (especificamente 5.1 e 5.5)
Objetivo 6 – Trabalho decente e crescimento econômico

Angela Serpa acrescenta que para estimular mais o interesse e permanência nos cursos, funcionários da alta gestão da GNA se mobilizaram e formaram o Programa de Tutoria, para acompanhar de perto o desempenho dos alunos através de palestras técnicas e inspiradoras, workshops com revisão de currículo e simulação de entrevistas de emprego.

Atuação Social

As iniciativas socioambientais não param por aí. Além do Programa de Qualificação Profissional, desenvolvemos ações em apoio à empregabilidade, desenvolvimento de fornecedores locais, diversidade e empreendedorismo feminino.

A partir de 2020 serão realizados projetos de apoio à educação básica no município de São João da Barra, assistência técnica aos produtores rurais da região do entorno do Porto do Açu e geração alternativa de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Serviço:

Período de votação: 21/12 a 12/01/2020
Site: FAZDIFERENÇA.COM.BR (aqui)
Mais informações sobre o Programa de Qualificação da GNA: www.gna.com.br

Sobre a GNA

A GNA – Gás Natural Açu – é uma joint venture formada pela Prumo Logística, BP e Siemens dedicada ao desenvolvimento, implantação e operação de projetos estruturantes e sustentáveis de energia e gás. Estamos construindo o maior parque termelétrico a gás natural da América Latina, localizado no Porto do Açu, um dos principais complexos portuários do Brasil, que oferece uma série de soluções logísticas para o mercado de óleo e gás brasileiro. Você pode conhecer mais sobre a nossa empresa e nossos números em: http://www.gna.com.br

NENHUM COMENTÁRIO