Risoto de arroz negro com camarões

0

Um pretinho nada básico. O arroz negro é um luxo. O alimento cultivado há mais de 4 mil anos na China era destinado ao uso exclusivo do Imperador. Conta a estória que o grão tinha fama de afrodisíaco e de poderoso rejuvenescedor.

A ciência  assina embaixo e comprova que versão escura do arroz tem 20% a mais de proteínas e 30% mais fibra em relação ao integral, elevado teor de ferro, menos gordura e menor valor calórico. Análises do produto também apontaram o grande conteúdo de compostos fenólicos e substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, doenças crônico-degenerativas, problemas cardiovasculares e câncer.

O arroz negro tem um preço bem salgado, mas vale a pena considerar a possibilidade de consumi-lo vez por outra. O arroz negro tem sabor adocicado e tem o poder que exercitar a nossa imaginação na hora que acrescentar ingredientes para compor pratos saudáveis, como o Risoto de Arroz Negro com Camarões.

Ingredientes:

Para cozinhar o arroz negro:

Ingredientes:
250g de arroz negro
sal o quanto baste

Água suficiente para cobrir todo o arroz.

Modo de fazer:
Cozinhe o arroz na água e sal na panela de pressão até amaciar, queleva mais ou menos 30 minutos.

02 litros de caldo de camarão preparado
Para os camarões:

500g de camarões cinza médios descascados e limpos

50 ml de azeite

03 dentes de alho picados ou esmagados

Sal e pimenta do reino quanto baste

Refogado de camarões: Coloque numa frigideira azeite, alho picado e refogue rapidamente os camarões descascados, depois que mudar de cor, corrija sal e pimenta a gosto. Reserve

Para o risoto

Ingredientes:
70 ml Azeite

01 cebola picada em brunoise
Arroz negro já semi-cozido  (acima)
Caldo de camarão
100g de queijo parmesão ralado
02 colheres de sopa de manteiga
Sal e pimenta do reino quanto baste

Modo de preparo:

Refogue a cebola na manteiga e azeite. Coloque o arroz negro cozido e misture.
Acrescente duas ou três conchas do caldo de camarão quente para molhar o risoto, até que cozinhe, mas que fique al dente. Junte os outros ingredientes: camarão refogado e finalize com queijo parmesão, e a manteiga.

NENHUM COMENTÁRIO