Rosinha ensina a fazer Coalhada da mãe de Garotinho no Facebook (vídeo)

0
Rosinha ensinando a fazer coalhada

A ex-prefeita Rosinha está aproveitando o seu tempo ocioso, agora generoso, para ensinar receitas no Facebook. A receita de hoje é a Coalhada Seca Síria (Labneh) de D. Samira Matheus, mãe de Garotinho.

Em seu perfil do Facebook os comentários foram variados. Houve quem sugerisse fazer um programa, outro abrir um negócio para ganha pão, e até que elogiasse o seu cabelo:

Orlando Portugal Junior Muito bom , gostei dá receita, bem prática , venho fazendo queijo frescal com leite da roça e com o que sobra de soro faço ricota . Vamos traçar um plano de negócio é fazer disso um ganha pão. Parabéns, feliz em vê-la bem.

Lucas Scheffer Já podemos produzir um programa na Tv.

Ficou muito bacana!
Na cozinha com Rosinha

Livinha Veras Vamos botar ela pra passar uma receita de vez em quando pro povo né Linda Mara? Afinal, a pessoa e cheia de talento!

Carla Monielle Ribeiro Rosinha eu amei seu cabelo, vc tá linda!!! Tb quero provar a coalhada…

Michelle Mayrink Cunha Genteee! Vamos tratar de fazer um canal pra vc no YouTube pra ontem, com muitas dicas como essa. Quando for aí quero gravar uma dica com vc pro meu canal, pensa numa ideia aí. Saudades

 Tradição

O Labneh é um queijo muito tradicional no Oriente Médio e sudeste da Ásia, dependendo da região é conhecido como coalhada seca, labaneh, queijo de iogurte e dahi.

Em cada região o Labneh é servido de maneiras diferentes e possui as suas peculiaridades, na Grécia ele costuma ele vai à mesa como sobremesa com mel, na Palestina polvilha-se záhtar e azeite, na Jordânia é muito comum encontrar o queijo mergulhado em azeite.

O preparo desse queijo não dá trabalho, você só não pode ter pressa para experimentar, pois ele precisa ficar descansando para liberar o soro. Você vai amar esse queijo que pode ser servido com pães, em sanduíches, saladas e tudo que a sua imaginação permitir.

Você pode usar a criatividade e preparar com os seus ingredientes preferidos ou servir puro.
– Polvilhado com záhtar, cebolinha, salsinha e azeite de oliva;
– Tomates secos, manjericão e azeite de oliva;
– Mel e nozes quebradas.

Receita de Coalhada Seca

Rosinha ensina Delícia do Oriente Médio

1 l de leite integral

1 pote de iogurte natural de 170 g

sal a gosto

azeite e hortelã (opcional)

Modo de preparo

Coloque o leite em uma panela em fogo baixo e aqueça até que comece a levantar fervura. Desligue o fogo antes de ferver.

Espere o leite esfriar até aproximadamente 35º. Ou até que seja confortável ao toque. Misture o iogurte ao leite mexendo delicadamente. Tampe a panela, cubra com um pano de prato e guarde a panela dentro do forno ou microondas (desligados, é claro!) de 8 a 12 horas.

Passado este tempo, misture novamente e você terá a coalhada fresca. Coloque a coalhada fresca em um tecido de algodão esterilizado. Depois coloque em uma peneira grande como apoio ou no escorredor de massas, com uma panela por baixo. Deixe escorrer na geladeira (48h) até o ponto desejado.

Tempere com sal, e na hora de servir coloque um pouco de azeite e hortelã.

Dura até uma semana na geladeira.

Para fazer a coalhada seca você deve deixar “escorrer” o soro, quanto mais tempo escorrer, mais firme ficará a sua coalhada.

NENHUM COMENTÁRIO