Prefeitura prorroga campanha de vacinação contra a gripe

0
Vacinas salvam vidas

O município de Campos, com base nas orientações do Ministério da Saúde, irá prorrogar até o dia 9 de junho a Campanha de Vacinação contra a Influenza, que terminaria nesta sexta-feira (26) em todo o país. A princípio, a Vigilância em Saúde de Campos iria ampliar, a partir desta segunda-feira (29), a vacinação para as pessoas que não estão dentro do público-alvo, mas diante de recente comunicado do Ministério da Saúde, a imunização segue apenas para o grupo prioritário. A vacinação continua em cerca de 50 unidades de saúde distribuídas na cidade.

62.557 doses da vacina foram administradas até a 5ª semana de imunização
62.557 doses da vacina foram administradas até a 5ª semana de imunização

De acordo com o Ministério da Saúde, durante esse período, continuará sendo recomendada a vacinação dos idosos com 60 anos ou mais; dos trabalhadores da área da saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores.

Diretora

A diretora de Vigilância em Saúde de Campos, Dra. Andréya Moreira
A diretora de Vigilância em Saúde de Campos, Dra. Andréya Moreira

A diretora de Vigilância em Saúde de Campos, Dra. Andréya Moreira, ressaltou a importância da vacina.

— As pessoas que estão dentro do público alvo devem tomar a vacina o quanto antes. Vale destacar que por se tratar de uma vacina de vírus morto não há nenhum problema que ela seja tomada junto da vacina contra a febre amarela — comenta dra. Andréya Moreira, ressaltando que os acamados devem agendar a vacina através do telefone da Vigilância :(22) 98175-2482.

Números

Em Campos, de acordo com dados da Vigilância em Saúde, 62.557 doses da vacina foram administradas até a 5ª semana de imunização, encerrada no dia 19 de maio. Segundo o órgão, dentre o grupo prioritário, a campanha atingiu até essa data a meta de 95% de imunização dos profissionais de saúde; 70% das puérpera; 50% das gestantes; 55% dos idosos; e 30% das crianças de 6 meses a menores de cinco anos.

Cuidados

A vacina contra a gripe não é recomendada para alérgicos a proteína do ovo; para quem tem alergia a qualquer componente da vacina; para menores de 6 meses.

Por: Redação – Foto: Divulgação 

NENHUM COMENTÁRIO