Manifestação bloqueia BR356, caminho do Porto do Açu. Manifestações também no Centro de Campos

0
manifesta-campos-2
Manifestação no Calçadão, no Centro de Campos

Em Campos a BR356, Campos-São João da Barra, foi bloqueada às 5:30h da manhã, na altura de Martins Laje, impedindo a circulação de veículos de passeio e caminhões em direção ao Porto do Açu. Um detalhe que chamou a atenção é que na enorme fila de carros querendo seguir em direção a São João da Barra, havia cerca de oito ônibus de turismo. Em uma quarta-feira, já fora do período de férias, ninguém imaginava que o Sesc Mineiro receberia tanta gente.

Manifestantes ocuparam o Calçadão, no Boulevard
Manifestantes ocuparam o Calçadão, no Boulevard

Essa quarta-feira, 15 de março, começou com a manifestação de milhares de trabalhadores de todo o país contra a chamada “reforma” da Previdência proposta pelo governo de Michel Temer. Os atos foram realizados nas principais cidades e na maioria das capitais do Brasil, com protestos, bloqueios de estradas e paralisações de categorias.

Este é o primeiro ato do ano realizado em conjunto pela Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo e o fórum das centrais sindicais. Mas a maior mobilização foi a dos professores e trabalhadores da educação, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

A reforma da Previdência, pauta principal das manifestações, pretende mudar a idade mínima de aposentadoria para 65 anos tanto para homens quanto para as mulheres e aumentar o tempo de contribuição de 15 para 25 anos. Levando em consideração que a expectativa de vida nas periferias – onde se concentra a maior parte da classe trabalhadora – e em muitas cidades é de 58 anos, grande parte dos brasileiros, pela proposta, deve morrer sem conseguir se aposentar.

NENHUM COMENTÁRIO