Aproveite o frio com uma sopa quente

0

Considerada o prato mais antigo do mundo, anterior ao assado de carnes, descoberta ainda antes do fogo. Os alimentos, vegetais e pedaços de carne crua eram triturados em água, há registros arqueológicos de preparo de sopas em cestos de palha vedados com betume e em potes de cerâmica

As sopas são feitas com ingredientes cozidos, mas há sopas frias como os gaspazzo à base de tomates (Espanha), vichyssoises (batatas e alho porró (França).

Os países têm suas sopas prediletas. O caldo verde (batata calabresa e couve), e a canja portuguesa, a minestrone (massa, feijão, legumes e linguiça), italiana, a bouilabaisse francesa (a base de peixe, frutos do mar, legumes e ervas), o missoshiro japonês (à base de soja), o bortsch russo (de beterraba).

No Brasil, temos a mineira (fubá torrado com ovo e couve), caldo de mocotó, de feijão, e outras.

Existem manifestações gastronômicas espalhadas pelo mundo mostrando o que de melhor se faz em cada região, há, anualmente, em Portugal, um “Festival das Sopas e Merendas” que disponibiliza aos milhares de visitantes as sopas de antigamente. A entidade responsável pelo evento faz questão de respeitar a tradição, e acompanha as sopas tradicionais com uma merenda e um petisco, mostrando a antiga alimentação diária dos trabalhadores rurais da região.

Sopa de pedra

Reza uma lenda portuguesa que um frade pobre tinha vergonha de pedir comida e ia até a casa das pessoas e pedia uma panela com água e um fogareiro, então tirava do embornal duas pedras limpas e lustrosas e começava a cozinhá-las. Curiosos, os moradores da aldeia acabavam oferecendo ingredientes para melhorar o sabor da sopa, como sal, legumes e carnes. No fim, a pedra ficava apenas como adorno de um caldo nutritivo e gostoso para um frade esperto.

Sopa do Cavalo Cansado

Na época das carruagens, nas aldeias de Portugal, quando nas pousadas não havia cavalos descansados ​​para substituir e continuar a viagem, davam estas sopas com vinho e açúcar para os animais, que os deixavam refrescados e cheios de energia.

A sopa do cavalo cansado é uma triste lembrança de tempos difíceis em Portugal.

Muitos agricultores não tinham abundância de alimentos e davam a seus filhos, na primeira refeição do dia, pedaços de pão embebidos em vinho tinto numa tigela.

A sabedoria popular diz que a mistura dava forças e condições para as crianças enfrentarem o dia de trabalho.

Hoje, a sopa do cavalo cansado é servida em muitos lugares de uma forma diferente, como prato gastronômico, com canela e açúcar ou mel.

Como preparar uma sopa do cavalo cansado

Ingredientes:

Vinho verde tinto

Mel

1 gema de ovo

Pedaços de pão

Preparação:

Numa tigela, coloque o vinho. Em seguida, adicione o mel e a gema de ovo. Misture tudo muito bem e coloque pão esfarelado.

A receita de hoje – Sopa de abóbora

Ingredientes

01 xícara de chá de croutons

06 xícaras de chá de água

02 dentes de alho

01 colher(es) de sopa de ervas finas

01 noz-moscada em grão

01 colher(es) de chá de sal

800 gramas de abóbora madura

1/2 lata de creme de leite.

02 litros de caldo de carne*

02 colheres de sopa de manteiga

01 e ½ cebolas médias

01 colher(es) de chá de açúcar mascavo

Modo de Preparo:

Ferva o caldo de carne e reserve.
Em uma panela coloque 02 colheres de sopa de manteiga, 1 e ½ cebola  raladas e 2 dentes de alho espremidos e deixar dourar. Adicionar 01 colher de sopa de ervas finas, 1 colher de chá de açúcar mascavo, apenas duas raladinhas de noz-moscada em grão e 1 colher de chá de sal. reserve.
Descasque e retire as sementes da abóbora e pique em pedaços.
Adicione ao refogado reservado, deixe cozinhar um pouco amassando com um garfo. Coloque o caldo de carne reservado e deixe cozinhar até amolecer.
Bata no liquidificador e volte à panela para cozinhar até engrossar.
Acrescente 1/2 lata(s) de creme de leite sem soro, mexa bem.
Serva bem quente acompanhada de 01 xícara média de chá de croutons.
Se preferir uma sopa light, não coloque o creme de leite.

Caldo de carne

Para fazer o caldo de carne, refogue 100g de ossos de carne numa colher de sopa de óleo coloque 50g cenoura, 100g de cebola e 50g salsão picados, acrescente um bouquet garni (amarrado de ervas aromáticas). Deixe ferver por 02 horas retirando a espuma que se forma,  com uma escumadeira. Coe e use.

NENHUM COMENTÁRIO