Hoje é o Dia do Gari. Saiba como homenageá-lo

0

Dia do Gari em Campos dos Goytacazes, terra em que se suja sem pensar em quem vai limpar… 

Conhecidos por promover a limpeza das cidades, os garis são profissionais que merecem todo o respeito por parte da sociedade. Pois, afinal de contas, quem não gosta de ver as ruas limpinhas, livre de todo o lixo?

O Dia do Gari é comemorado anualmente em 16 de maio, em todo o Brasil. Esta data tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis por manter as ruas, praças e praias limpas de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano.

Origem do nome

O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976.

Assim, os cariocas quando queriam que as ruas fossem limpas após a passagem dos cavalos, chamavam os “garis”.

Hoje é dia de parabenizar e homenagear aqueles que trabalham arduamente para manter nossa cidade limpa. Registramos aqui todo nosso carinho e reconhecimento! Conheça as garis Flávia e Monique e ouçam o recados delas para você. (PMCG)

Conscientização, a melhor homenagem…

No Brasil os garis não recebem o devido respeito e visibilidade que merecem, pois é graças ao seu trabalho que os cidadãos podem viver em uma cidade mais limpa e bonita. É muito importante cada indivíduo fazer a sua parte e não jogar lixo nas ruas.

Mesmo existindo o gari para deixar as ruas sempre limpas, as pessoas têm de se conscientizar que existe um lugar adequado para o descarte do lixo. Esse é um dos principais preceitos para uma população educada e uma cidade limpa. Mas, infelizmente, não é isso que se pode constatar. Em muitos centros urbanos como Campos. As pessoas não tomam o devido cuidado na hora de descartar o lixo.

Os porcalhões agem sem o menor pudor. Nesse flagrante acima estão jogando lixo na Orla de Guarus que acabou ser limpa

A melhor homenagem é parar de jogar lixo nas ruas. Esse gesto vai ajudar a poupá-los de muito trabalho por conta da falta de educação e respeito de grande parte da população.

Respeito ao profissional e ao meio ambiente

A partir da conscientização ambiental, o trabalho do gari passou por algumas modificações, desde que foi criada, no ano de 1976. A possibilidade de reciclar alguns materiais descartados no lixo deu início à coleta seletiva. Papéis, vidros, metais e plásticos agora podem ser separados para que sejam reaproveitados como matéria prima na concepção de outros objetos.

Separando-os de forma adequada você estará facilitando o trabalho do gari e ainda de quebra contribuindo para preservação do meio ambiente, já que muitos desses materiais demorariam milhões de anos para se decompor. Em muitos condomínios residenciais, bairros e indústrias, a coleta seletiva já é uma realidade. Porém, muito ainda precisa ser feito.

Mensagem para o Dia do Gari

“Uma profissão invisível, que limpa a sujeira do mundo lançada às ruas pelos imundos. Parabéns, querido gari!”

NENHUM COMENTÁRIO