SUS oferece curso grátis sobre plantas medicinais e fitoterápicos

0

Cada vez mais, o Sistema Único de Saúde (SUS) está dando espaço a tratamentos médicos não convencionais. Depois de incluir reiki, yoga, acupuntura e outras terapias holísticas entre suas práticas, o sistema lança um curso online e gratuito sobre plantas medicinais e fitoterápicos.

A capacitação é voltada para agentes comunitários de saúde e deverá preparar o aluno para o uso seguro destas plantas. Entretanto, qualquer pessoa pode se inscrever para fazer o curso. Ao todo são 60 horas de estudos, que incluem informações sobre o cultivo de plantas medicinais, além de orientações sobre preparações e uso de remédios caseiros.

fito-4

O curso está disponível através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema de Saúde (AVASUS), o curso ganhou o nome de “Uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos para Agentes Comunitários de Saúde“.

As aulas utilizam diversos recursos, como histórias em quadrinhos, apresentações, vídeos, textos, sínteses e um fórum para troca de experiências entre os estudantes e disponibiliza informações básicas sobre cultivo de plantas medicinais, bem como orientações sobre a preparação e o uso de remédios caseiros.

O AVASUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Laboratório de Inovações Tecnológicas em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) que reforça o compromisso do Governo Federal em garantir conhecimento livre e aberto em saúde.

Fresh herbs on wooden background
Fresh herbs on wooden background

Sobre o curso

Uma introdução a utilização segura das plantas medicinais e fitoterápicos, fortalecendo ações e serviços de PICS na Rede de Atenção à Saúde. Além disso, o curso promoverá a interação e a troca de experiências entre os profissionais envolvidos com as PICS, consolidando uma rede colaborativa de aprendizagem. Esse módulo tem como base as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em conformidade com os princípios estabelecidas para a Educação Permanente.

Metodologia

Cada uma das unidades temáticas é formada por história em quadrinhos, apresentações, vídeos, textos, sínteses e fóruns para compartilhar experiências e reflexões.

Recursos: História em quadrinhos, apresentações, vídeos, textos, sínteses e fóruns.

Avaliação: Ao final há dois questionários, um referente à avaliação do módulo e outro com a auto avaliação para você mensurar o quanto o módulo foi proveitoso, além de um espaço para relatos como o módulo pôde auxiliá-lo na sua prática diária.

NENHUM COMENTÁRIO