Conheça um pouco mais do Camarão, a delícia desse domingo, ao Alho & Óleo

0

Os camarões pertencem ao grupo dos crustáceos (do latim Crustacea, que quer dizer “com casca”). Para ser mais específico, os camarões são crustáceos da ordem Decapoda (“dez pés”, em grego), a mesma à qual pertencem os caranguejos, siris e lagostas.

A palavra “camarão” tem origem no latim cammarus, que, por sua vez, surgiu a partir do grego kámmaros (“lagosta”). Os indígenas costumavam chamar esses animais de poti, que alguns estudiosos acreditam significar “duro”, “mão pontiaguda”

Do rio

pitu-1

Existem centenas de espécies de camarões conhecidas. A maioria vive no mar, mas algumas gostam mesmo é da água doce de rios e lagos. Aqui no Brasil, especialmente em Campos dos Goytacazes, a espécie de água doce mais conhecida, pescada e consumida é a Macrobrachium carcinus, popularmente chamada de pitu (“casca escura”, em tupi-guarani). Seu nome científico pode ser traduzido do grego como “crustáceo de braço grande”, em referência a um longo par de pernas com pinças que esta espécie possui.

Do mar

camarão-fig.-3-penaeus-subtilis-tomas-willems-flickr-cc-by-nc-nd-2.0

E aquele camarão gostoso que é vendido na praia e encontrado em muitos restaurantes? A que espécie pertence? Nesse caso a resposta pode variar. Em nosso país existem vários tipos de camarões marinhos que são pescados e vendidos para consumo, sendo a maioria do gênero Penaeus (nome em homenagem a Peneus, um deus grego). Por exemplo, são muito consumidos por aqui o camarão-branco (Penaeus schmitti), o camarão-vermelho (Penaeus subtilis) e o camarão-rosa (Penaeus brasiliensis e Penaeus paulensis), todos nativos do nosso litoral.

Petisco de hoje

Depois de desse papo todo sobre camarões, já escolhi o petisco do domingo: Camarão ao Alho é Óleo, que pode tanto ser preparado com camarões do mar quanto com o nosso delicioso pitu, mas os grandes são os melhores…

Camarão ao alho e óleo

camarao-ao-alho-e-oleo

Ingredientes

1 Kg de camarão médio rosa do mar

3 colheres de sopa de azeite de oliva

1 colher de sopa de óleo de soja

4 dentes de alho espremidos

Alho frito à gosto

Sal o quanto baste

Pimenta do reino moída na hora

Cebolinha verde para enfeitar (opcional)

Rodelas de limão (opcional)

Modo de Preparo

Retire as cabeças dos camarões e lave muito bem deixe escorrer.

Nessa receita nós deixamos cascas e rabinho.

Coloque o azeite de oliva e óleo numa frigideira, aqueça e coloque os dentes de alho para aromatizar sem deixar dourar. Frite os camarões em duas etapas para não formar líquidos.

Frite até que os camarões mudem de cor e fique rosa(3 minutos), vire os camarões e deixe ficar rosa do outro lado também. Agora sim coloque sal e pimenta à gosto.

Por último coloque os alhos fritos e espalhe por cima dos camarões.

Sirva os camarões fritos com rodelas de limão ou cebolinha verde enfeitando.

Dicas: Não coloque muito óleo e azeite, essa quantidade é suficiente, o camarão frita rápido. Se colocar muito azeite e óleo, fica muito oleoso.

Não coloque sal antes que o camarão mude de cor na frigideira, pois ele tende a diminuir muito de tamanho.

O camarão rosa médio do mar, tem um o precinho bem legal e essa receita serve até 6 pessoas como entrada ou aperitivo!

NENHUM COMENTÁRIO